Pages - Menu

19 de jul. de 2009

Ser tão Juazeiro



No último dia 15, Juazeiro completou 131 anos. Sendo assim, fiz um ensaio em homenagem a cidade.


Conhcendo...


Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Pernambuco, a cidade se destaca pela agricultura irrigada que se firmou na região graças ao advento das águas do rio São Francisco e por ser a quarta maior cidade da Bahia. É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que subiam e desciam o São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juazeiro, uma árvore típica da região.

Economia

A cidade de Juazeiro é considerada a mais industrializada do vale do São Francisco, pois a mesma conta em seu distrito indistrial (DISF - Distrito Industrial do São Francisco) com diversas indústrias e outros tipos de empresas.


Agricultura

A região compreendida pelas cidades de Juazeiro e Petrolina tornou-se o maior centro produtor de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros; este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas além da produção de vegetais a região é conhecida nacional e internacionalmente pela produção e qualidade dos vinhos, que tiveram grande crescimento com a implantação de mecanismos de irrigação, tornando-se a única região do país a colher duas safras de uvas por ano, e a maior exportadora e produtora de frutas do Brasil, mesmo se localizando no centro do polígono das secas.

Vale resaltar que em Juazeiro se encontra um dos maiores "CEASAS" (central de abastecimento) do Brasil, sendo o maior do interior do norte-nordeste do Brasil, sendo maior até que muitos Ceasas de várias capitais e responsável pela produção agrícola que abastece várias regiões do país.

3 comentários:

Equipe Magem disse...

Você fotografa de um jeito diferente. Um jeito bem seu. Isso é legal! As fotos 1 e 6 são geniais. Por que não se envolve mais com o Magem? O objetivo do grupo também é pensar e desenvolver fotografia.

Saudações,

Cecílio

Ilana Copque disse...

Oi Cecílio.. eu pensava que por ter passado o prazo de inscrição não podia mais fazer parte do grupo, seja lá de que forma,...

Vou procurar saber.. vlw, pela dica ;)

Emerson Rocha disse...

Apesar de não ter me convidado pra fazer o ensaio,rsrs(brincadeira) adorei!!!